6 de julho de 2018

♕ Mulheres da Bíblia: Mical - a filha do Rei Saul

Uma Princesa! Mical era filha de Saul, o primeiro rei ungido de Israel. Nascida na realeza, ela tinha beleza, riqueza, conforto e tudo que outras moças que não pertenciam a nobreza jamais teriam. 
Casou-se com o jovem mais cobiçado e famoso de Israel, mas apesar de sua posição, não é lembrada como rainha ou como a esposa do Rei Davi, apenas como a filha do Rei Saul.

Seu pai foi escolhido por Deus para reinar em Israel, era um jovem bonito, alto, temente a Deus e foi ungido pelo profeta Samuel para governar aquela nação, tinha tudo para ser um grande rei, porém Saul cometeu vários e sucessivos erros que o afastou de Deus e o SENHOR o rejeitou como rei (1Sm 16:1).
Davi era apenas um menino quando recebeu em sua humilde casa a visita ilustre do Profeta Samuel, ele estava cuidando das ovelhas de seu pai e para surpresa de todos, ele era o novo escolhido do Senhor para reinar no lugar de Saul.
Apesar de ter sido ungido, ele deveria esperar o tempo de Deus para que as palavras do profeta se cumprissem. Saul reinava e jamais abriria mão do trono.

Certo dia, o exército filisteu desafia o exército de Israel a enfrentar o gigante Golias, e o Rei ofereceu sua filha Merabe para quem derrotasse o gigante. Davi, que levava alimento para seus irmãos (que faziam parte do exército de Israel) percebendo a afronta ao exército do Deus vivo, se prontificou para enfrentar o gigante, e com apenas sua funda, ele acertou a testa do gigante que caiu, e Davi vence arrancando a sua cabeça.
Saul amava a Davi e o queria sempre por perto, inclusive para tocar sua harpa quando era afligido pelos maus espíritos; o jovem pastor era bem sucedido em tudo o que fazia e o Senhor o abençoava cada vez mais. Até que Saul começou a invejar seu melhor soldado.

Tudo que Saul lhe ordenava fazer, Davi fazia com tanta habilidade que Saul lhe deu um posto elevado no exército. Isto agradou a todo o povo, bem como aos conselheiros de Saul.
Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas.
Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares".
Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino? "
Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.

1 Samuel 18:5-9

Saul tentou matá-lo por várias vezes e não cumpriu a promessa de entregar sua filha em casamento, mas permitiu que ela se casasse com outro homem, Adriel, soldado do seu exército.
E é aqui que entra a nossa personagem: Mical, a filha mais nova de Saul, ela amava a Davi, um jovem famoso, valente, bonito, o par perfeito para uma princesa.
Apesar de Davi merecer se casar com uma das filhas do rei, Saul mais uma vez trama a sua morte o desafiando:

Por isso, quando chegou a época de Merabe, a filha de Saul, ser dada em casamento a Davi, ela foi dada a Adriel, de Meolá.
Mical, a outra filha de Saul, gostava de Davi. Quando disseram isto a Saul, ele ficou contente e pensou:
"Eu a darei a ele, para que lhe sirva de armadilha, fazendo-o cair nas mãos dos filisteus". Então Saul disse a Davi: "Hoje você tem uma segunda oportunidade de tornar-se meu genro".
Então Saul ordenou aos seus conselheiros que falassem em particular com Davi, dizendo: "O rei está satisfeito com você, e todos os seus conselheiros o estimam. Torne-se, agora, seu genro".
Quando falaram com Davi, ele disse: "Vocês acham que tornar-se genro do rei é fácil? Sou homem pobre e sem recursos".
Quando os conselheiros de Saul lhe contaram o que Davi tinha dito,
Saul ordenou que dissessem a Davi: "O rei não quer outro preço pela noiva além de cem prepúcios de filisteus, para vingar-se de seus inimigos". O plano de Saul era que Davi fosse morto pelos filisteus.

1 Samuel 18:19-25

O desafio era trazer cem prepúcios filisteus, nem consigo imaginar a cena, de tão sanguinária e terrível,  mas, quando o rei imaginava que Davi seria morto pelos seus inimigos, o jovem soldado traz diante do rei não cem, mas duzentos prepúcios. 
O dia do casamento de Davi e Mical chega, um casamento digno da filha do rei, com muita comida, muitos servos, muitas joias, roupas reais, música e danças.
O plano de Saul de matar seu futuro gente continua, e ele ordena que Davi seja morto em sua noite de núpcias.

Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi, o alertou: "Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto".
Então Mical fez Davi descer por uma janela, e ele fugiu.
Depois Mical pegou um ídolo do clã e o deitou na cama, pôs uma almofada de pêlos de cabra na cabeceira e o cobriu com um manto.
Quando chegaram os homens que Saul tinha enviado para prenderem Davi, Mical disse: "Ele está doente".
Então Saul enviou os homens de volta para verem Davi dizendo: "Tragam-no até aqui em sua cama para que eu o mate".
Quando, porém, os homens entraram, o ídolo do clã estava na cama, e na cabeceira havia uma almofada de pêlos de cabra.
Saul disse a Mical: "Por que você me enganou desse modo e deixou que o meu inimigo escapasse? " Ela lhe respondeu: "Ele me disse que o deixasse, se não me mataria".

1 Samuel 19:11-17


Davi e Mical, da minissérie "Rei Davi" 2012 - Foto: Record TV
Mical amava a Davi, ela sonhava com seu casamento, no dia que estaria nos braços de seu amado e do quanto seria feliz ao lado do homem da sua vida.
Imagino a decepção daquela jovem esposa, seu pai procurava matar seu marido e destruir seus lindos sonhos; Saul já não escondia mais seu ódio pelo genro e não pensou no quanto entristeceria o coração de sua filha.
Davi foge para salvar sua vida, mas Mical não vai com ele, no momento mais difícil de sua vida, ele está casado, porém sozinho, não tem sua esposa para apoiá-lo, não tem seu carinho, sua companhia. Mical estava acostumada ao conforto do palácio, tinha servas que a ajudavam em tudo, tinha as melhores roupas, perfumes, uma vida de luxo, dificilmente deixaria todos os seus privilégios de princesa para se tornar uma fugitiva, traidora do reino. Ela aguardou em seu palácio a volta do seu marido, um grande erro. Saul a entrega em casamento para outro homem, Paltiel, dificultando assim a sua volta com Davi.
Ela seria a esposa ideal, eles teriam uma vida abençoada e próspera, mas Mical preferiu estar longe. Não é bom que o casal fique longe por tanto tempo, é melhor que estejam juntos, que lutem, perseverem, enfrentem as dificuldades.

Saul e seus filhos morrem em combate e chega o tempo de Davi se tornar rei. Finalmente ele manda buscar sua esposa Mical, mas as coisas mudaram muito nesse tempo em que ficaram separados: ele já havia tomado outras esposas para seus desespero, Abigail e Ainoã. Agora ela era a Rainha de Israel e quem sabe poderia ter sido a única esposa se não tivesse ficado tanto tempo longe de Davi, tudo seria diferente se ela seguisse o seu amado em sua caminhada. Tudo o que aconteceu com seu esposo, suas conquistas, suas vitórias, aprendizados, foram presenciados por outras pessoas, Mical não estava lá, ela não participou de nada, não ajudou, não influenciou, apenas ouviu falar, perdeu sua oportunidade.

Quando Davi conquista Jerusalém, ele trás consigo a Arca da Aliança:

Naquele dia, Davi teve medo do Senhor e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca do Senhor? "
Por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate.
A arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família.
E disseram ao rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus". Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi.
Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo.
Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor,
enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.
Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração.

2 Samuel 6:9-16

Mical desprezou seu marido por vê-lo dançando sem a sua veste real, para ela, Davi estava se rebaixando diante do seu povo:

Voltando Davi para casa para abençoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: "Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar! "
Mas Davi disse a Mical: "Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quando me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei
e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou".
E até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos.

2 Samuel 6:20-23

Mais uma vez ela não estava ao lado de seu esposo, ela deveria se alegrar por vê-lo dançando e cantando na presença do Senhor. Davi era um homem fiel a Deus, obediente aos seus mandamentos, era músico, poeta, e usava seus dons para agradar a Deus.

Ela era uma mulher orgulhosa, incrédula, idólatra e nunca compreendeu os planos de Deus para Davi, ela deveria fazer parte desses planos, mas preferiu apenas ser uma espectadora.

Mais tarde, ela teve que conviver com o pecado de adultério de Davi e Bate-seba, ela viu a queda de seu esposo e quem sabe naquele momento ela desejasse ver Davi dançando e saltando na presença de Deus ao invés de vê-lo adulterando e trazendo a desgraça para toda sua família. 


Tudo poderia ser diferente, se Mical fosse uma mulher sábia, obediente à Deus e se colocasse na sua posição de esposa. Ela errou quando deixou seu grande amor seguir sozinho assim que casaram, mas também errou em sua segunda oportunidade, Davi mandou buscá-la, era o momento de recuperar o tempo perdido e tornar-se a esposa que seu marido esperava, porém ela o desprezou. 
Seu desprezo custou muito caro, os filhos de Mical e Davi seriam aqueles que herdariam o trono do pai, mas não foi assim, ela jamais dera filhos a seu marido.

Que possamos aprender com o exemplo de Mical e não cometer os mesmo erros. Vemos em sua vida o que não devemos ser!
Sejamos mais presentes na vida do nosso conjugue, não é bom ficarmos separados mesmo por questões de trabalho, de saúde, estudos ou mesmo pela obra de Deus. Não é bom! Façamos o possível para estarmos envolvidos na vida de nossa família, não permitamos que o nosso adversário aproveite essa brecha da separação para destruir o nosso lar.

Estejamos sempre juntos, envolvidos, sendo participantes, ajudando, apoiando, sendo parte!

A Paz do Senhor!

Nenhum comentário

Postar um comentário



INÍCIO | QUEM SOU | SOBRE O BLOG | CONTATO



Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Mais Virtuosa Blog